
1. A superioridade da Nova Aliança (Hebreus 8:7-12)
- A "falha" da antiga aliança: o problema da Antiga Aliança (a Lei) não estava na Lei em si, que é perfeita, mas no homem, que era incapaz de cumpri-la. A Lei aponta o pecado, mas não tinha poder para transformar o pecador. (Hebreus 8:7)
- A Transormação da Nova Aliança: A Nova Aliança é superior porque Deus não mais nos olha perante a lei e sim através de Jesus. Ele agora escreve Suas leis em nossas mentes e corações. Ele nos dá um novo coração e um novo espírito, nos capacitando a viver em obediência e em um relacionamento intimo com Ele.
2. A grande troca: A base da nova aliança
- Céus abertos sobre nós: Em Lucas 3:21-22, vemos os céus se abrindo sobre Jesus, o Filho amado. Por causa da nossa união com Cristo, essa é a nossa realidade hoje. Não vivemos mais debaixo de céus de bronze, mas de céus abertos, com acesso direto ao Pai. Os céus não estão abertos sobre nós, mas sobre Jesus, se estou em Cristo tenho céus abertos. Precisamos estar nEle, permanecer fieis e firmes a Ele.
- Deus se relaciona através de um representante: A Biblia opera com base em representantes. Em Adão, todos pecaram e foram destituídos. Em Cristo, o nosso novo representante, todos os que creem são feitos justos (Romanos 5:19). A nossa posição diante de Deus não é baseada em nosso desempenho, mas na perfeição de Cristo. Quando você nasceu de novo você foi feito Justiça de Deus, agora Deus te vê através de Jesus. Jesus é o teu sumo sacerdote que te apresenta perante o Pai.
3. A Base do Perdão: Justiça, não apenas misericórdia
- Um Perdão Justo: O perdão na Nova Aliança não se baseia na misericórdia de Deus, mas em Sua justiça. Em Romanos 3:26, Paulo diz que Dus é "justo e justificador". Isso significa que a nossa dívida de pecado não foi simplesmente ignorada; Ela foi paga integralmente por Jesus na cruz. Imagine você dever algo para alguém, e esta pessoa tem "misericórdia de você e te diz: não precisa mais me pagar." Ele teve justiça ou misericórdia por você? Ela teve misericórdia, pois a dívida não foi paga, apenas foi ignorada. Deus não teve misericórdia de você apenas, mas Ele é JUSTO, Deus não pode ser injusto, então ao invés dEle fazer você pagar pelo que você deve, Ele enviou seu Filho para pagar sua dívida. Então sua dívida não foi apenas PERDOADA mas ela foi PAGA. Justiça é que a dívida fosse para e Ela foi através de Jesus. Por isso, se você nasceu de novo, você pode levantar as mãos para o céu e dizer "EU SOU JUSTO, CRISTO PAGOU TODAS AS MINHAS DÍVIDAS", ande em paz com Deus!
- Misericórdia e Justiça se Encontram: No Calvário, a misericórdia de Deus (não nos dar o que mereciamos) e a Sua justiça (punir o pecado) se encontram. Deus satisfez Sua própria justiça em Cristo para poder nos perdoar. Por isso, hoje, Ele é fiel e justo para nos perdoar( 1 João 1:9). Deus sempre tem misericórdia, mas a misericórdia não te aproxima de Deus, ela apenas te livra da punição, agora, Deus é justo e quer habitar dentro de você, não quer estar apenas perto de você, mas dentro de você. Mas para isso ele teve que resolver a questão da sua justiça. Porque como que ele vai habitar dentro de algo que precisa ser condenado. Então Jesus pagou sua dívida e por causa de Cristo você é feito habitação de Deus.
Pergunta: Sabendo que Cristo levou todos os nossos pecados e fomos feitos justos diante de Deus, como essa verdade pode mudar a maneira que enfrentamos as situações da vida?